Home Teatro e Coreografia

Teatro e Coreografia

Teatro

O Teatro é uma arma poderosa para evangelizar e restaurar vidas. Através desse ministério chamado Teatro Evangélico podemos alcançar tanto os cristãos despertando-os para se empenharem mais na obra de Deus, como também os não cristãos convertendo-os a Jesus.

Porque o teatro envolve tanto as pessoas?

A resposta não é tão simples. Várias teses na Psicologia e em outras áreas do conhecimento humano já foram elaboradas para tentar elucidar este fato: o teatro toca o coração das pessoas. Muitas vezes quem está assistindo se vê no lugar do ator, nas palavras, nos gestos, posturas e decisões, ás vezes até se sentindo aquele personagem.

É um momento de reflexão, de ponderação e de auto-análise. Portanto, o personagem de um pecador, de um pastor, ou de uma dona de casa vai falar ao coração de todas as pessoas.

O Espírito Santo usa as peças teatrais para cativar corações de quem é cristão e para convencer os não cristãos de seus pecados, da justiça e do juízo. O Espírito Santo derrama sua graça sobre os cronistas, atores, diretores, produtores, figurinistas, maquiadores, enfim toda a equipe.

 

Coreografia

Na bíblia encontramos várias citações sobre a dança no louvor, na adoração e nos momentos de celebração dos povos. No antigo testamento, o povo que seguia a Deus, dançava em suas festas como expressão de júbilo e agradecimento a Deus, como por exemplo, a fuga do Egito, que depois da passagem pelo Mar Vermelho, Miriã tomou um tamborim e todas as mulheres saíram atrás dela com tamborins e com danças (Ex. 15:20). Davi em seus Salmos, por várias vezes menciona a dança, ele mesmo se expressa por intermédio da dança com todas as suas forças à frente da Arca da Aliança e, segundo o texto, toda a Israel o seguia (II Sm 6:4-16). A dança no louvor deve estar ligada ao Espírito Santo de Deus, para que Satánas não encontre brecha para corromper a adoração ao único digno de todo louvor, e nem a mensagem da bíblia. Fomos feitos para adorar e louvar ao Senhor! Salmo 150 Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; Louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos, Louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o ao som da trombeta, Louvai-o com saltério e com harpa, Louvai-o com adufes e com danças, Louvai-o com instrumentos de cordas e com flauta, Louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo o que tem fôlego louve ao Senhor. Aleluia!